martes, 5 de octubre de 2010

Desde Brasil la Radio agencia saluda



Destaque
Vitória de Serra é derrota para trabalhadores, diz ConsultaEm entrevista à Radioagência NP, o integrante da coordenação nacional da Consulta Popular, Ricardo Gebrim, discute o cenário do segundo turno para a presidência. De acordo com ele, a campanha entra em uma fase crítica: as forças populares devem buscar unidade pela vitória de Dilma (PT) contra a vitória de José Serra (PSDB) e o retorno da direita ao poder. Gebrim também analisa a votação expressiva de Marina Silva (PV), que conquistou quase 20% dos votos válidos, e diz que houve avanço, ainda insuficiente, na configuração do Congresso Nacional.
 

Notícias
Situação processual de 11 mil presas será revista
Aproximadamente 30 mil mulheres estão encarceradas no Brasil. Segundo o Ministério da Justiça, mais da metade tem entre 18 e 29 anos de idade. Com o objetivo de acompanhar os processos que foram esquecidos com o tempo, a Defensoria Pública de São Paulo realiza, a partir deste mês, um mutirão de assistência jurídica nas unidades prisionais femininas do estado. Durante um ano, 11 mil mulheres serão atendidas.
Morales: Defender Correa é defender as transformações na AL
A tentativa de golpe protagonizada por policiais e militares no Equador foi rechaçada com veemência pelo presidente da Bolívia, Evo Morales. Ele considerou os ataques ao presidente equatoriano Rafael Correa como uma afronta a Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (Alba) e a União de Nações Sul americanas (Unasur).
Três mil sem teto ocupam prédios abandonados no centro de SP
Cerca de três mil pessoas ocuparam quatro prédios abandonados no centro de São Paulo (SP), na madrugada desta segunda-feira (04). Os prédios ficam nas avenidas São João, Prestes Maia, Ipiranga e na Álvaro de Carvalho com a Nove de Julho. A Frente de Luta por Moradia assumiu as ocupações e informou que os sem-teto são oriundos da zona leste da capital e moradores de cortiços e de áreas de risco do centro da cidade.
Encontro fortalece luta internacional contra as barragens
Com o objetivo de discutir alternativas para o atual modelo energético, representantes de 60 países participam do 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens. O encontro é sediado no México, dentro de uma comunidade na qual os moradores lutam há cinco anos contra a construção de uma usina hidrelétrica.
 

Reportagem Especial
Foz do Chapecó: Terras alagadas, direitos não reconhecidosEm maio deste ano, aproximadamente três mil famílias de 13 municípios do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram que deixar suas casas. O motivo: suas terras foram alagadas pelas águas do Rio Uruguai, que subiram por causa da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. A empresa responsável pela obra, a Foz do Chapecó Energia S.A., reconheceu que pouco mais de 2,4 mil famílias seriam atingidas pelo empreendimento, porém, de acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o número não confirma a realidade.
 

Todo o conteúdo da Radioagência NP pode ser reproduzido em qualquer veículo de comunicação,
desde que citada a fonte e mantida a íntegra do material.

No hay comentarios:

Publicar un comentario